03/04/2011

Vietnamitas tentam salvar tartaruga com mais de 100 anos

Fotos: Reuters/Khem
Na primeira tentativa de o resgatar do poluído lago Hoan Kiem, no Vietnam, há cerca de um mês, o velho animal conseguiu escapar-se da rede. Desta vez, cerca de 50 homens, três redes de tamanhos diferentes e duas horas de luta depois, foi finalmente possível resgatar a tartaruga gigante. Alguns dos socorristas nadaram ao lado do animal, escoltados por dois barcos, de forma a conduzi-lo a uma gaiola e transportá-lo até uma ilhota para ser avaliado o seu estado de saúde, conta o Malaysia News.


“Este é um dos animais mais ameaçados do mundo e sabe-se muito pouco sobre eles”, explicou Tim McComark, do Programa Tartaruga Asiática, um grupo de pesquisa e conservação sedeado em Hanoi. Os media locais têm escrito que a tartaruga-gigante-de-carapaça-mole (Rafetus Swinhoei), uma espécie altamente ameaçada e que pesa cerca de 200 quilos, tem sofrido ferimentos sucessivos na sequências dos ganchos utilizados na pesca.


O estatuto que este animal tem no Vietname deve-se mais à sua história e ao facto de viver no lago Hoan Kiem (Lago do Regresso da Espada), do que propriamente ao facto de ser uma espécie em extinção. “É muito importante em termos culturais”, acrescentou Tim McCormark. A todas as crianças em idade escolar é-lhes ensinado que, no século XV, o líder rebelde Le Loi usou uma espada mágica para expulsar os invasores chineses e fundou uma dinastia com o seu nome. Um dia, Le Loi, que acabou por se tornar imperador, foi andar de barco num lago. Durante o passeio, uma tartaruga tirou-lhe a espada mágica e levou-a para o fundo do lago para que possa ser utilizada sempre que o Vietname precisar, assim reza a lenda.


A tartaruga raramente é vista à superficie, pelo que os seus avistamentos são são considerados auspiciosos. Contudo, nos últimos meses tem sido vista mais frequentemente, ao que tudo indica, devido a problemas de saúde. A sua situação chamou a atenção do governo de Hanói, que criou uma equipa especial para tratar do animal, adianta a agência de notícias do Vietname.


McComark referiu que o animal, que aparenta ter mais de 100 anos, é apenas uma das quatro tartarugas conhecidas desta espécie. Duas estão na China e a quarta vive numa outra zona do lago de Hanói.


Que falta me faz a minha tartaruga Nini! Ela tinha 11 anos e deixou-nos em Janeiro! Que saudades! :(

1 comentário: