05/03/2010

Uma lagarta a evitar por humanos e animais


As lagartas do pinheiro, mais conhecidas como as processionárias caminham em procissão  ao saírem do ninho e antes de se transformarem em traças. Encontram-se em climas mediterrânicos. 

Os "ninhos" são formados por por um rolo de filamentos do tamanho de um punho, que normalmente se alojam nos ramos mais altos dos pinheiros. Entre os meses de Outubro e Abril, elas começam a descer dos ninhos de casulo à procura de terra quente e macia para se transformarem em traças.

Normalmente formam-se procissões com centenas de lagartas, que se vêm a circular nos caminhos, passeios, relva, etc. As lagartas possuem pêlos finos e irritantes e são castanhas com algumas manchas amareladas. 
Nos adultos estes pêlos causam irritações severas e ocasionalmente choque anafilático e paragem respiratória que pode levar à morte. 
Nas crianças (que podem ficar curiosas com as lagartas e consequentemente levá-las à boca), os efeitos podem ser mais dramáticos ainda, precisando de ajuda médica imediata. Também as pessoas mais idosas, com menos resistência, poderão sera fectadas mais grave e rapidamente. 
Relativamente aos animais de estimação, nomeadamemte cães e gatos, o problema é que as lagartas têm um sabor e cheiro agridoce e tanto os cães como os gatos irão tentar comê-las. Os resultados são quase sempre fatais. 3 ou 4 lagartas matam um cão de tamanho médio e basta uma para matar um gato. 
Por isso:
- Não tocar nas largartas;
- Não passeiar com o seu animal por locais com pinheiros infectados.


Gato é gato mesmo!

É um documentário longo, mas que vale mesmo a pena ver!












Um guia muito útil


Para vosso conhecimento, aqui fica a referencia de um Guia de Alojamentos que aceitam amigos de quatro patas. A editora é Terra Mágica Editores. Encontra-se à venda na Bertrand, com contactos de Portugal e Espanha.

No Guia podemos consultar um número considerável de quintas e hotéis que por um preço muito simpático aceitam alojar os nossos animais, na maioria dos casos no quarto com o dono.

Boa prenda para oferecer!