21/11/2009

O gato da sorte!



Já vi em algumas lojas, este gato e sempre tive um certa simpatia por amuletos, objectos orientais e afins! Partilho convosco esta lenda!

Só me resta descobrir onde encontrar um gato destes para mim!



Entre os mais conhecidos talismãs está o manekineko, um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como um símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada.

O gesto do manekineko que parece ser um convite, na verdade é o gesto de um gato a limpar o seu rosto. Como este gesto assemelha-se a um aceno, as pessoas começaram a associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, as pessoas viriam.


Existem gatos com a pata esquerda ou direita levantada. Dizem que a pata esquerda atrai riqueza e bens materiais e a pata direita atrai a pessoa amada ou ajuda a encontrar um grande amor.



Lenda do templo "Goutokuji"
 
No início do período Edo (século XVII), havia um templo em Setagaya, Tokyo. O sacerdote do templo tinha um gato, chamado Tama. A situação financeira do templo era bastante má, e os monges passavam fome. Mesmo assim, Tama tinha sempre o que comer, pois o seu dono tentava arranjar um meio de alimentar o gato.


Um dia, Naotaka Ii que era senhor do distrito de Hikone (próximo a Kyoto) estava a caçar próximo do templo quanto se iniciou uma chuva forte. Para evitar a chuva, ele correu para debaixo de uma árvore que ficava na frente do templo. Ao olhar para a entrada do templo, Naotaka viu um gato sentado nas suas patas traseiras e com uma pata dianteira levantada (como nas estátuas). Ele ficou fascinado com a proeza daquele animal, e resolveu olhá-lo de perto. Assim que saiu debaixo da árvore, esta foi atingida por um raio. 


Ao perceber que o gato tinha salvo a sua vida, Naotaka resolveu entrar no templo para rezar. Ao ver a condição lamentável dos monges, o Samurai deu todo o dinheiro que ele carregava na sua bolsa para os monges.

Após esse episódio, Naotaka ficou amigo do monge do templo. Esse local tornou-se então o templo da família de Naotaka Ii e tornou-se bastante próspero. Tudo isso graças ao gato! 


Para homenagear o gesto de Tama, foi feito uma estátua que se tornou um amuleto de sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário