02/07/2010

Leishmaniose Canina




A leishmaniose canina é uma doença grave e frequente, infelizmente Portugal é considerada zona endémica.
Nos países da área mediterrânea, como Espanha, Itália ou Portugal, a infestação por Phlebotomus spp. é um grave problema. Estes insectos transmitem doenças como a leishmaniose, que pode ser fatal para os cães.
É uma doença grave, que pode causar a morte ao cão. É provocada por um protozoário microscópico chamado Leishmania infantum e actualmente não existe nenhuma vacina disponível na Europa. Embora exista tratamento em Portugal, é uma doença que não tem cura apenas pode ser controlada ao longo da vida do seu amigo. Existem varias fases da doença... e mais vale prevenir que remediar faça as analises ao seu cão de 6 em 6 meses para caso ele contraia a doença poder combate-la mais eficazmente.
No princípio a doença manifesta-se com perda de pêlo, sobretudo à volta dos olhos, boca e nariz. Ao evoluir, as lesões cutâneas - perda de pêlo, acompanhada de dermatose ulcerativa - estendem-se a toda a superfície corporal. As lesões cutâneas são acompanhadas de perda de peso corporal.

O que pode fazer para proteger o seu cão,procure que se mantenha dentro de casa desde o entardecer até ao amanhecer durante os meses de Março a Novembro.Se acha que o seu cão pode estar infectado, tente verificar a presença de sinais clínicos típicos e leve-o o quanto antes a um Centro de Atendimento Médico-Veterinário para que o examinem minuciosamente e façam os exames necessários, pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais eficaz será o tratamento.
De qualquer forma, o melhor é não correr riscos desnecessários. Se colocar no seu cão umaScalibor Protector Band, estará a protege-lo de 95% das picadas dos flebótomos. Também existem no mercado outros produtos para prevenir como as pipetas de pulvex que para além de manterem afastadas as pulgas e carraças também tem efeito com os mosquitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário